,

Uma alimentação saudável com a nutricionista Mónica Nunes

Durante o crescimento existem alguns cuidados nutricionais que se deve ter em consideração, tanto para o desenvolvimento físico saudável, como para o cognitivo. A nutricionista deixa alguns conselhos para promover hábitos alimentares saudáveis nas crianças, sem esquecer as desportistas.   

 

Alimentos amigos dos atletas

Os atletas devem optar preferencialmente pelas proteínas, alguns lacticínios quando tolerados e hidratos de carbono, tais como o pão escuro e os cereais (de preferência integrais), batata, massa e arroz. 

 

E os inimigos

A ingestão de gorduras saturadas e açúcares, principalmente refinadas, aumentam a probabilidade de obesidade e consequentemente de doenças associadas, tais como diabetes, cáries dentárias e hipertensão.

Um aumento de peso leva a um menor desempenho no desporto.

Para além disso, está comprovado que o açúcar causa dependência e, caso se instale muito cedo, torna-se muito difícil regredir.

Assim, alimentos com elevada quantidade de açúcar e gorduras saturadas devem ser evitados (por exemplo: produtos de pastelaria, batatas fritas, sobremesas, doces, charcutaria e bebidas refrigerantes).

 

Consumo de água

A quantidade de água que deve ser ingerida pelas crianças depende do gasto hídrico correspondente, mas deve rondar cerca de 1L a 1,5L de água por dia.

O atleta deve manter uma hidratação adequada no dia-a-dia. Deve ingerir: 400-600ml, 3 a 4h antes do exercício; 120-240ml, 15 minutos antes; 150-300ml, durante o exercício  em intervalos de 15-20 minutos; exercícios intensos de duração superior a 1h, recomenda-se a ingestão de bebidas isotónicas, constituídas por sais minerais e 4-6% de HC, pois atrasam a sensação de fadiga e hidratam melhor, dando ao atleta uma melhor performance.

 

Alimentação no dia-a-dia

A ingestão de 3 a 4 peças de fruta por dia deve ser indispensável. A fruta garante a ingestão de vitaminas fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Durante a infância a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos é importante. Estes garantem a principal fonte de energia para o seu crescimento.

Alimentos como pão escuro (mistura, centeio, integral) e cereais (como milho ou aveia) devem fazer parte do pequeno almoço e lanche das crianças. O arroz, massa ou batata deve estar sempre presente nas refeições principais, embora em pouca quantidade.

As leguminosas, devem ser consumidas pelo menos 3 vezes por semana, por garantirem um aporte de aminoácidos que são insubstituíveis por outros alimentos.

As hortícolas devem fazer parte diariamente da alimentação da criança, seja sob a forma de sopa, legumes cozidos ou salada.

Quanto à proteína, esta deve ser ingerida sob a forma de carne, peixe ou ovo, de modo variado.

Os lacticínios (leite simples, iogurtes ou queijo) são fundamentais no dia-a-dia. É um alimento versátil e completo.

 

Texto e imagem: Mónica Nunes

Lider A

 

 

 

 

http://lideradestinations.com/item/castelo-de-vide-football-7-cup/

 

O torneio internacional de futebol de 7 de Castelo de Vide, promovido pelo Município de Castelo de Vide em parceria com a parceria com o Grupo Musical e Desportivo 1º de Julho de Alcoitão (GDMA) que se realiza de 19 de a 24 de Março de 2016, adota politicas e práticas para procurar a sustentabilidade neste evento temporário sendo por isso certificado pelo LiderA.

 

O torneio internacional de futebol Castelo de Vide 2016 envolve um conjunto de atividades que tem impactes ambientais, sociais e económicos que devem ser devidamente considerados.  A promoção e gestão do torneio assume que vai assegurar a viabilidade económica do evento, contribuindo para o desenvolvimento do ambiente e social, bem como para o desenvolvimento dos seus participantes e vários agentes envolvidos e comunidade local.

 

Várias são as práticas de sustentabilidade adotadas no Torneio Internacional de Futebol de Castelo de Vide Cup 2016 (Portugal) sendo um exemplo:

– Parceria da Câmara para Promover o Município de Castelo de Vide; Contribuir para posicionar Castelo de Vide como um destino turístico (e do seu Burgo e Castelo) que procura a sustentabilidade e o desenvolvimento deste Município do Interior de Portugal;

– Desenvolver um torneio a preços acessíveis permitindo a participação dos jovens e famílias com diferentes capacidades financeiras;

–  A seleção dos locais e infraestruturas com medidas preventivas para reduzir os riscos;

– Sensibilizar jovens para o desporto de forma saudável, numa lógica de competição justa; Comida saudável e adequada a jovens desportistas;

– Promover diferentes vivências, realidades e culturas aos jovens participantes, bem como usufruir de percursos naturais e patrimoniais arqueológicos do megalítico (menires, antas e dólmens);

– Contribuir para a economia local através de parcerias com os agentes locais para dinamizar as suas atividades;

– Fomentar os produtos locais, por exemplo: Gastronomia, doçaria, águas locais e outros;

– Separação dos resíduos para reciclagem. Promover a reutilização e reciclagem de materiais no fim do torneio;

– Instalações e equipamentos tendo em consideração pessoas com mobilidade reduzida;

– Todas as atividades organizadas – campos de jogos, zonas de restauração, alojamento e outras – são próximas e permitem deslocações pedonais;

– Envolvimento da comunidade;

– Fomentar o voluntariado de jovens locais.

 

 

Detalhes

Morada:

Estádio Manuel Rodrigues Castelo Rodrigues, Castelo de Vide

GPS:

39.40945193890239, -7.448372125691094
(lat N, long W)

Telefone:

+351 933 265 121

Email:

fmsmadeira@gmail.com

Web:

http://castelodevidecup-tmp.mobilebysampaio.eu/

 

Avaliação LiderADisponibilidade

  1. d) Está a adotar e a implementar práticas sustentáveis. e) Tem um conjunto de práticas que evidenciam a procura da sustentabilidade. h) Realiza e/ou participa em atividades de sustentabilidade do destino.

 

 

 

 

 

 

Calendário de eventos 2016

Calendário de eventos 2016date-163208_640

Atividades a realizar

 

Atividades a realizar em Castelo de Vide e abertas a todos os participantes e visitantes:

– cerimónia de abertura com desfile das equipas do campo de jogos ao centro da vila, seguido de atuação do artista de reggae nacional Richie Campbell ( esta atuação sujeita a cancelamento por falta de boas condições climatéricas);
– apresentação de filme turistico, sobre os vários atrativos do local, aos participantes;
– visitas guiadas ao centro histórico;
– 2 percursos pedestres homologados, o de S.Paulo e o

da Torrinha, com graus de exigência diferentes;

– workshops na vila (ferro forjado e bolos regionais);
– visita a estufa de produção hortícola da região;

– visita à fábrica da Unicer;
– prova de produtos da região para todos os interessados e um dia exclusivo para os visitantes estrangeiros;
– aulas de zumba e ginástica localizada no parque da vila ou no pavilhão desportivo se o clima o exigir;
– cerimónia de encerramento do torneio com entrega de prémios e posterior almoço.

Atividades apenas para as crianças:

– piscina coberta disponível todos os dias do evento;
– parque aventura com atividades de arborismo diárias;
– clínicas de ténis todos os dias do evento;
– 3 sessões de cinema no auditório municipal, com exibição do filme “Zootrópolis”.

Atividades a realizar em Marvão e abertas a todos os participantes e visitantes:

– 2 percursos pedestres homologados, o do contrabando do café e o de Marvão, com pontos de interesse tais como avistamento de fauna(colónias de grifos) e flora (sobreiral),  troços de calçada romana e vistas panorâmicas, entre outros;
– visitas guiadas diárias ao museu de Marvão.

Em relação às restantes práticas, continua o que já se verificou o ano passado:
– menús saudáveis para os atletas e com produtos locais sempre que possível;
– menús castelodevidecup nos restaurantes aderentes para os acompanhantes ao preço acessível de 8€;
– jovens voluntários da região envolvidos na organização;
– zonas onde vai decorrer o torneio, na sua maioria, a distância pedonal dos hotéis, restaurantes e atividades;
– as medalhas do torneio voltarão a ser de cortiça;
– vão estar junto dos campos de jogos sistemas de recolha separativa de lixo, devidamente sinalizados. de resto serão os já existentes no município que irão possibilitar a separação para a reciclagem.

É de salientar que este ano o Castelo de Vide CUP receberá 52 equipas, sendo 9, equipas estrangeiras de 3 continentes (Espanha, Alemanha, África do Sul, Brasil e Colômbia).

Prevê-se a realização de um total de mais de 200 jogos e de 5.000 visitantes

 

 

,

A nice entry

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem.

Nulla consequat massa quis enim. Donec pede justo, fringilla vel, aliquet nec, vulputate eget, arcu. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo. Nullam dictum felis eu pede mollis pretium. Integer tincidunt. Cras dapibus. Vivamus elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim.

Read more

, ,

Entry with Audio

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem.

Nulla consequat massa quis enim. Donec pede justo, fringilla vel, aliquet nec, vulputate eget, arcu. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo. Nullam dictum felis eu pede mollis pretium. Integer.

  • Donec posuere vulputate arcu.
  • Phasellus accumsan cursus velit.
  • Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae;
  • Sed aliquam, nisi quis porttitor congue

Read more

,

Entry without preview image

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem.

  1. Nulla consequat massa quis enim.
  2. Donec pede justo, fringilla vel, aliquet nec, vulputate eget, arcu.
  3. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo.

Nullam dictum felis eu pede mollis pretium. Integer tincidunt. Cras dapibus. Vivamus elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim. Aliquam lorem ante, dapibus in, viverra quis, feugiat a, tellus.

Read more

,

Entry with Post Format “Video”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem. Nulla consequat massa quis enim. Donec pede justo, fringilla vel, aliquet nec, vulputate eget, arcu. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo.

Nullam dictum felis eu pede mollis pretium. Integer tincidunt. Cras dapibus. Vivamus elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim. Aliquam lorem ante, dapibus in, viverra quis, feugiat a, tellus.

 

Read more

, ,

A small gallery

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem.

  • Nulla consequat massa quis enim.
  • Donec pede justo, fringilla vel, aliquet nec, vulputate eget, arcu.
  • In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo.
  • Nullam dictum felis eu pede mollis pretium. Integer tincidunt. Cras dapibus. Vivamus elementum semper nisi.

Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim.

Read more

,

This is a post with post type “Link”

http://www.kriesi.at

Entries with this post type link to a different page with their headline. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor.

,

A nice post

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu, pretium quis, sem.

Nulla consequat massa quis enim. Donec pede justo, fringilla vel, aliquet nec, vulputate eget, arcu. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo. Nullam dictum felis eu pede mollis pretium. Integer tincidunt. Cras dapibus. Vivamus elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim.

Read more